logo CNEF

CENTRO de ESTUDOS, QUALIDADE E INOVAÇÃO

A CNEF tem na missão estatutária valorização e defesa da educação e formação não estatal e o reforço do seu papel na modernização do sistema educativo. Um dos instrumentos fundamentais para o cumprimento desta missão é a criação de conhecimento, promoção da melhoria contínua do setor.
Considerando a inexistência em Portugal de centros de excelência com estes objetivos, a CNEF criou o CENTRO de ESTUDOS, QUALIDADE E INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEQi) que tem como objetivos criar conhecimento sobre o setor, desenvolver mecanismos de certificação e promoção da qualidade e fomentar e apoiar a inovação pedagógica e administrativa em educação e formação. A ação do CEQi pauta-se por exigentes critérios de rigor e tem uma amplitude nacional e internacional.
São linhas de ação do CEQi:

  • Criar e implementar um instrumento de avaliação ou certificação da qualidade de organizações de educação e formação;
  • Celebrar com universidade e outras entidades competentes, protocolos de cooperação com vista ao desenvolvimento de estudos sobre o setor;
  • Divulgar conhecimento sobre o setor com vista ao seu desenvolvimento e fomento;
  • Promover formação de alto nível para dirigentes do setor da educação e formação.

OBSERVATÓRIO da EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

A CNEF tem na missão estatutária valorização e defesa da educação e formação não estatal e o reforço do seu papel na modernização do sistema educativo. Um dos instrumentos fundamentais para o cumprimento desta missão é a disponibilização de informação sobre o setor.
Considerando a inexistência em Portugal de dados relevantes sobre o setor, a CNEF cria o OBSERVATÓRIO da EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO que tem como objetivos a recolha, tratamento e divulgação de informação quantitativa e qualitativa sobre o setor. A ação do OBSERVATÓRIO deverá pautar-se por exigentes critérios de rigor e ter uma amplitude nacional e internacional.
Ação do OBSERAVTÓRIO:

  • Publicação de relatórios da educação e formação não estatal;
  • Celebrar com as entidades competentes protocolos de cooperação com vista à obtenção de informação quantitativa e/ou qualitativa sobre o setor;
  • Disponibilizar à Direção da CNEF e às suas associadas informação e estudos para a prossecução dos seus fins estatutários.